PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Drones no Combate à Dengue: CISAJE em ação.

O estado de Minas Gerais está adotando uma abordagem inovadora no combate à dengue por meio da implementação de drones (veículos aéreos não tripulados - VANT) em parceria com os Consórcios Intermunicipais de Saúde, destacando-se o CISAJE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Jequitinhonha).

Essa iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), visa intensificar o monitoramento e ações preventivas contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus. O CISAJE tornou-se pioneiro ao abraçar essa estratégia, demonstrando o compromisso regional no enfrentamento das arboviroses que afetam a população mineira.

Estado e CISAJE unem esforços inovadores no combate à Dengue

O estado de Minas Gerais está intensificando seus esforços no combate à dengue por meio de uma estratégia inovadora envolvendo o uso de drones, e em uma parceria pioneira com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Jequitinhonha (CISAJE), a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) está implementando um projeto que promete revolucionar a abordagem de prevenção e controle das arboviroses na região.

O Subsecretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Eduardo Campos, expressou sua satisfação durante a inauguração do projeto em Diamantina: "Com muita satisfação estamos aqui no CISAJE inaugurando o projeto dos drones para o combate às arboviroses, é fundamental utilizar a tecnologia para fazer diferente e tentar eliminar de vez a dengue e chikungunya como emergência de saúde pública."

Os drones desempenharão um papel crucial no monitoramento das áreas propensas à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Eduardo Campos destacou ainda a importância desses equipamentos no direcionamento das ações dos agentes de endemia: "Os drones serão importantíssimos para fazer o sobrevoo das territorialidades, entendendo onde existe água parada, desta forma guiando o trabalho dos agentes de endemia."

Nossa diretora executiva do CISAJE, Cácia Guedes, enfatizou a colaboração que tornou possível essa iniciativa: "O CISAJE é o consórcio pioneiro em Minas Gerais na contratação do VANT, sendo um trabalho a quatro mãos realizado entre a Superintendência Regional de Saúde, o CISAJE e a  Aero Engenharia e a empresa vencedora do certame."

Karine Pertile, Secretária de Saúde da cidade de Serro (MG), ressaltou o comprometimento dos municípios da região: "Os municípios da macrorregião têm empenhado o máximo de esforços para vencer, pensando em soluções inovadoras como essa proposta dos veículos não tripulados que com certeza vão nos auxiliar grandemente no combate às arboviroses aqui na região."

A importante fala do prefeito de Santo Antônio do Itambé, Ronan Sales, destacou a importância da união entre municípios e governo estadual nesta luta contra a dengue: "É somente juntos, municípios, governo do estado, representantes da nossa região, que de mãos dadas nós possamos vencer essa guerra que é contra a dengue na nossa região."

Renato Mafra, diretor da Aero Engenharia, apresentou o projeto durante sua participação no Consórcio CISAJE: "Estou aqui apresentando o projeto, uma parceria do estado com os consórcios e municípios para levar o projeto de mapeamento e tratamento dos focos da dengue através do uso de drones." essas colaborações e esforços conjuntos representam um marco importante na luta contra a dengue em Minas Gerais. A utilização de tecnologias como drones para o monitoramento e combate ao mosquito transmissor promete trazer resultados significativos na redução da incidência dessas doenças na região.

Esta iniciativa não só demonstra o comprometimento das autoridades de saúde e dos municípios envolvidos, mas também ressalta a importância da inovação tecnológica como aliada fundamental na proteção da saúde pública contra as arboviroses.

Mobilização para uma Saúde Pública Fortalecida

A implementação do programa de combate à dengue com o uso de drones, em parceria entre o estado de Minas Gerais e o CISAJE, é mais do que uma estratégia pontual;  qual representa um chamado à ação e mobilização coletiva em prol da saúde pública, através do enfrentamento das arboviroses, buscando sempre esforços coordenados contra esses agentes transmissores, como os que estamos presenciando, com o grande objetivo de interromper o ciclo de transmissão dessas doenças.

É fundamental que todos os setores da sociedade se engajem nessa causa, desde os gestores públicos e profissionais de saúde até os cidadãos, cada um tem um papel importante a desempenhar, e claro a conscientização sobre a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, aliada ao uso de tecnologias como os drones, é uma combinação poderosa que pode transformar a realidade epidemiológica em nossas comunidades.

A união de esforços entre municípios, estado e instituições é a chave para o sucesso nessa batalha pela saúde pública, e ao adotarmos medidas preventivas e investirmos em inovação, estamos investindo no bem-estar e na qualidade de vida de nossa população, e que o exemplo de Minas Gerais juntamente com o CISAJE inspire outras regiões a implementarem soluções criativas e eficazes no enfrentamento das epidemias, principalmente com foco na prevenção.

A prevenção é o caminho mais eficaz, e que cada um de nós façamos a nossa parte, promovendo ambientes saudáveis e contribuindo para a construção de uma sociedade mais resiliente diante dos desafios em saúde pública, e Juntos, podemos vencer essa luta contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, garantindo um futuro mais saudável e seguro para todos.